Não fui reformado! Fui transformado por Deus!

Não fui reformado! Fui transformado por Deus! (Rom:12:2)
Veja na Bíblia os 5 PONTOS DO ARMINIANISMO. E veja aqui mais itens sobre Arminianismo.

Nesse blog não fazemos proselitismo. Esse é um blog pentecostal voltado para pentecostais. E surgiu justamente porque vi muitos pentecostais sendo ingenuamente atraídos por blogs reformados que atacam o pentecostalismo. Amo e respeito meus irmãos reformados. E minha visão é que devemos unir forças para evangelizar o mundo ao invés de ficar digladiando entre nós. Discordo da teologia reformada e do calvinismo, mas sem desrespeitar meus irmãos reformados. Temos muito em comum.

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

VITÓRIA FINANCEIRA

BÍBLIA DE ESTUDO BATALHA ESPIRITUAL E VITÓRIA FINANCEIRA

Creio que todos os cristãos já ouviram falar da BÍBLIA DE ESTUDO BATALHA ESPIRITUAL E VITÓRIA FINANCEIRA divulgada pelo Pastor Silas Malafaia.

Olhem o que ela diz:
"Pobreza é escravidão! Ela amarra as pessoas, impedindo-as de terem as coisas que necessitam. A pobreza leva à depressão e ao medo. Não é a vontade de Deus que você viva na escravidão da pobreza. É hora de Deus acabar com a escravidão das dívidas e da pobreza no meio do seu povo! É chegado o momento da liberação de uma unção financeira especial, que quebrará as cadeias da escassez e o capacitará a colher com abundância!" (Bíblia de Estudo Batalha Espiritual e Vitória Financeira)

É uma frase bastante equivocada teologicamente. Nos artigos indicados abaixo há explicações bem fundamentadas a respeito.

Mas um amigo me chamou atenção para um detalhe: a palavra "pobreza" costuma ser usada para traduzir a palavra "poverty" do inglês, que significa "miséria".

Se o tradutor usasse a palavra miséria ficaria assim:
"Miséria é escravidão! Ela amarra as pessoas, impedindo-as de terem as coisas que necessitam. A miséria leva à depressão e ao medo. Não é a vontade de Deus que você viva na escravidão da miséria. É hora de Deus acabar com a escravidão das dívidas e da miséria no meio do seu povo! É chegado o momento da liberação de uma unção financeira especial, que quebrará as cadeias da escassez e o capacitará a colher com abundância!"

Nesse caso a frase soaria mais bíblica, tirando a parte que fala da "unção financeira especial".

Pobre é aquele que tem apenas e somente o essencial para viver.
Miserável é aquele que não tem nem o essencial para viver.


Um cristão fiel pode ser pobre a vida toda, ou seja, ficar na pobreza permanentemente.
Um cristão fiel também pode enfrentar tempos de miséria, mas não ficar na miséria permanente.
Mesmo nos casos extremos de Jó e do Apóstolo Paulo a miséria foi algo temporário.
Nenhum servo de Deus na Bíblia ficou na miséria a vida toda.
Não sei se houve mesmo erro de tradução, mas o uso de "pobreza" ou "miséria" mudam totalmente o sentido da frase.

-------------------------
ARTIGOS INDICADOS:
Recomendo 3 artigos do Pr. Altair Germano (renomado teólogo da Assembléia de Deus) refutando os erros dessa Bíblia.

A POBREZA NA PERSPECTIVA DA BÍBLIA DE ESTUDO BATALHA ESPIRITUAL E VITÓRIA FINANCEIRA

A POBREZA NA PERSPECTIVA DA BÍBLIA DE ESTUDO BATALHA ESPIRITUAL E VITÓRIA FINANCEIRA (02)

A BÍBLIA DE ESTUDO BATALHA ESPIRITUAL E VITÓRIA FINANCEIRA E A TEOLOGIA DA PROSPERIDADE

Minha sugestão pra quem quer comprar uma Bíblia de Estudo é que comprem a Bíblia de Estudo Pentecostal: essa sim é extremamente bíblica e ortodoxa!

10 comentários:

Clóvis disse...

Cleber,

Parabéns por abordar o tema. Eu também indiqyei no Cinco Solas os artigos do pastor sobre a tal Bíblia.

Em Cristo,

Clóvis

Cleber disse...

Paz mano!!

Eu vi seu post e resolvi indicar tbm!

;-)
abraços!

Anônimo disse...

Cleber,
as Biblias de Estudo lançadas pelo Silas Malfaia são de péssima qualidade. Comprei aquela "Temas em concordância" e fiquei desapontadíssimo, pois o estudo dos temas a partir do texto biblico fica confuso e restrito.
Então não quis nem saber desta Biblia de "Vitória Financeira", pois o próprio título já diz tudo: não se trata de uma Biblia de Estudo séria. Parabéns pela análise breve e esperamos que tal bíblia pobre de conteúdo de estudo teológico não seja tão amplamente divulgada.
Concordo que a Biblia de Estudo Pentecostal é muito boa, pois é uma excelente ferramenta para pregadores e contém a teologia pentecostal clássica e excelentes artigos sobre assuntos diversos. Pena ter sido lançada apenas na versão Revista e Corrigida, já que esta versão é muito arcaica e o conteúdo de dificil compreensão (sei que as Assembleias amam esta versão).
Sugiro tambêm a NVI de Estudos (agora mais acessivel, já que não é mais lançada pela Ed. Vida, mas pela SBI) e a Genebra (sem dúvida, o que a "Pentecostal" é para os assembleianos a Genebra é para os reformados, mas por que não ter as duas e estudar as duas correntes?).
Um grande abraço,
Matias

Sapão disse...

Confesso que admiro muito o Pr. Silas Malafaia, no tocante às suas pregações, são extremamente sábias. Porém, não é o primeiro pastor que considero sábio que acaba falando bobagem quando o assunto é prosperidade. Por isso é importante discernir e reter o que é bom.
Na época, acabei comprando tal Bíblia pelo apreço que tenho ao Silas. Obviamente decepcionei-me muito com o conteúdo. A parte de Batalha Espiritual até é aproveitável mas a de Vitória Financeira é pura heresia

Quanto à diferença entre pobreza e miséria, isto faz bastante diferente para o texto do post. Foi muito sábio da sua parte, Cleber, citar que não é bíblico um cristão viver na miséria, mas sim passar por períodos de miséria. Isso está dentro da sã doutrina!

Cleber disse...

Matias e Sapão,
obrigado pela participação!

cincosolas disse...

Matias,

Concordo com você, as publicações do Pr. Malafaia são de qualidade duvidosa. Ouvi falar bem das lições para a escola dominical, não as vi, mas ressalvo então que talvez nem tudo esteja perdido.

Vejo um outro problema. Ele publica livros de autor católico romano, com visão distorcida de justificação e santificação, sem a honesta indicação da procedência. Já vi uma pessoa expondo a doutrina da justificação contrário ao ensino da Bíblia, perguntei a fonte e era da editora do Malafaia. Pesquisei e o autor era católico romano (não sou contra a publicação de material católico, há coisa boa ali tamém, mas acredito que deveria informar em algum lugar sobre isso).

Quanto à Bíblia de Estudo Pentecostal, eu não gostei. Apesar de tender para o neopentecostalismo, a Plenitude é muito melhor, pelos recursos que oferece. Da Genebra, sou suspeito para falar.

Mas em geral, eu não indico Bíblias de Estudo.

Em Cristo,

Clóvis

Levi Bronzeado disse...

Caro irmão blogueiro


Fiquei indignado e pasmo com o que vi na manhã desse sábado (21 de março). Como é que um programa de alta audiência estrelado por uma celebridade assembleiana, se passa para fazer propaganda de uma suposta bíblia com finalidades terrenas. Propalando-se que ela irá trazer prosperidade financeira para o fiel. É o final dos tempos. Pelo que li aqui em seu blog, o autor dessa espúria bíblia deve ter se baseado mais em Judas Iscariotes, que em Cristo. Foi Judas que mesmo sendo um discípulo de Jesus (às avessas), conseguiu encher os bolsos de moedas de pratas, vendendo ou comercializando a vida do seu próprio Mestre.
O grande perigo, é que o nome das Ass. de Deus, está sendo aviltado com a publicação dessa monstruosidade chamada “Bíblia da Vitória Financeira”. Qualquer crente pensante irá constatar que, por essa esdrúxula bíblia houve uma intenção maligna de fazer uma sociedade entre o deus Mamon e Jeová.

Aguardamos ansiosamente uma tomada de posição da Convenção. É preciso que ela venha a público, pelo menos através do jornal “O Mensageiro da Paz” explicar tamanha aberração em seu rebanho. É claro, que o silêncio, será tido por todos pentencostais assembleianos, como conivência com tudo que está ocorrendo, principalmente nas manhãs de sábado pela TV Bandeirante.

Pediria ao nobre editor do blog que, se possível, acessasse o blog (da UBE) : http://www.levibronze.blogspot.com e divulgasse o artigo postado recentemente, cujo título é: “O PODER SEDUTOR DA MÍDIA GOSPEL”, entre outros.

Aqui fico, aguardando suas palavras.

Graça e Paz,
Levi B. Santos

Djair disse...

Silas teve um bom professor:

http://www.youtube.com/watch?v=cYpMVWHAgb4

PR. SILAS G. BARBOSA disse...

*/*URGENTE!!! Erros graves na tradução da bíblia na versão NVI, Estou distribuindo uma apostila gratuitamente. Você mesmo poderá constatar a veracidade dos fatos apresentados por mim. Não peço que acredite em mim totalmente, mas que me de um credito e faça a comparação da versão NVI, com Edição corrigida de Ferreira de Almeida. Não se trata de tradução mas de extirpar muitas palavras. As bíblia na versão NVI, estção enquadrada em Ap 22.19. Meus email: Igrejapjl@hotmail.com ou igrejapjesuslibertador@gmail.com . Peça a sua apostila. A ´1ª biblia Batalha espiritual e vitória finaceira. 2ª Editora vida também bíblias com essa versão adulterada, NVI.

Lu disse...

Amados a Palavra que soaria melhor é "misperia".Essa sim escraviza!
Pois pobreza é algo natural e simples. A pessoa pode ser pobre e imensamente feliz, Cheia de paz , fé e amor a Deus.

Quanto Ao Pr Silas ..., nem pensar!