sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

O Perigo do Calvinismo Cessacionista

O PERIGO DO CALVINISMO CESSACIONISTA

Para quem curte blogs calvinistas (cessacionistas) um ótimo texto da Maya...

Pergunto: Se o pentecostalismo é que é herege, por que então a maior denominação presbiteriana dos EUA ordena pastores gays e a Assembleia de Deus não?

Trechos do post da Maya:
"Os cessacionistas, que fique registrado, apresentam-se envoltos em uma aura de academicismo, racionalidade, cientificidade, ordem."

"O problema é que muitos pentecostais acreditam que as igrejas neopentecostais são um mal maior diante dos cessacionistas. Porque os neopentecostais estão na TV, nas ruas, nas gravadoras, em todo lugar. Não queremos que nossa fé, tão “pura”, seja maculada pelo vil metal, não querermos nos identificar com os neopentecostais. Já os cessacionistas, até por serem em número muito menor, não se colocam em franca evidência. São discretos, repetem o mantra da “ordem no culto” [será que pode bater palmas, falar um “aleluia” de vez em quando, um “oh! Glória!”...?], não gostam da “música gospel”, condenam o excesso de entusiasmo nas orações, no louvor, na pregação. Ou seja: os cessacionistas estão para os neopentecostais como a bossa nova está para o axé music. E, é claro, como somos todos muito civilizados, cultos e racionais, não examinamos as escrituras: preferimos a bossa nova, ainda que seja tão herética quanto a axé music.

Nenhum comentário: