segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Segurança da Salvação

Segurança da Salvação

Tenho ministrado várias pessoas que me procuram vindas de denominações 'oficialmente' arminianas. E é triste constatar que boa parte delas tem dúvida sobre sua salvação, acham que perdem a salvação a cada pecado, etc.

Fica evidente que, apesar da posição oficial, em boa parte das igrejas pentecostais tem se pregado um "semi-pelagianismo" em vez do arminianismo bíblico. Isso mostra que falta preparo teológico a muitos pastores. [Ou talvez o problema esteja em enfatizar a possibilidade da perda de salvação e esquecer de ensinar que em Cristo estamos seguros]

O triste é que isso dá munição para os calvinistas criticarem o arminianismo e atrairem pentecostais para seus arraiais. Por falta de entendimento do arminianismo, muitos pentecostais abraçam o calvinismo. E passam a achar que os conceitos errados que aprenderam são arminianos quando não são.

Há até calvinistas que usam de má fé e acusam os arminianos de pelagianos ou semi-pelagianos, querendo confundir os iletrados no tema.

Para mostrar as distinções entre as 3 visões da dinâmica da salvação, observe qual é o fator determinante para a salvação em cada corrente teológica:

- No pelagianismo a salvação depende das obras (monergismo).
- No calvinismo a salvação depende do decreto divino (monergismo).
- No arminianismo a salvação depende apenas da fé em Cristo (sinergismo).

Veja bem: no calvinismo o que conta é o decreto divino promulgado antes da fundação do mundo. Sem decreto não há salvação.

Ou seja, o arminianismo é a visão mais 'cristocêntrica' porque entende que a salvação é ganha e guardada somente pela fé em Cristo. Se creio em Cristo, ainda que eu peque, permaceço salvo!
A salvação não é ganha por obras e nem por decreto. Mas pela fé em Cristo, que está disponível a todos mediante ação do Espírito Santo.

Pense bem: a salvação é pela fé em Cristo ou por um decreto arbitrário?
O que a Bíblia diz?

Jo 3:16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

Um comentário:

Edson Kozak disse...

Mano
Excelente explanação, foi muito instrutiva pra mim esta leitura, um grande abraço,
Continue com este belo trabalho.
Fique com Deus