Não fui reformado! Fui transformado por Deus!

Nesse blog não fazemos proselitismo. Esse é um blog pentecostal voltado para pentecostais.
Veja na Bíblia os 5 PONTOS DO ARMINIANISMO. E veja aqui mais itens sobre Arminianismo.

sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Humildade é essencial!

HUMILDADE É ESSENCIAL!!

Todo discípulo nada mais é que um aprendiz. Ou assim deveria ser.
Mas vejamos alguns casos:
  1. Há crentes que nunca ganharam uma alma e não aceitam ser ensinados por quem já levou várias vidas a Cristo;
  2. Outros não tem vida de oração e recusam-se a ouvir os conselhos de quem tem;
  3. Alguns não aprenderam a fluir nos dons espirituais e querem discordar de quem já aprendeu a receber os dons;
  4. Tem ainda aqueles que nunca expulsaram um demônio, mas querem bater de frente com quem tem experiência na área;
  5. Há gente endividada que prefere ouvir conselho de quem está mal na área;
  6. Etc.
Discordar é necessário às vezes. Mas antes de rebater algo com veemência preciso analisar se aquilo que a pessoa diz não é exatamente o que estou precisando ouvir. É preciso ponderar e observar se as minhas convicções pessoais tem gerado os frutos em questão.

O orgulho pode impedir as pessoas de crescerem na fé.

Tem muitas áreas em que desejo crescer espiritualmente e aprendi a me espelhar em pessoas que manifestam aquele fruto que preciso desenvolver.

Se uma pessoa quer aprender sobre libertação não adianta estudar quem não tem autoridade alguma na área, por mais que a pessoa seja preparada academicamente. É um contrasenso.

Vou dar um exemplo: conheço pessoas com formação universitária em Administração que vivem enroladas financeiramente. Por mais que tenham um diploma, pessoas enroladas financeiramente não são pessoas indicadas para ensinar alguém sobre finanças pessoais.

Dou muito valor para a formação acadêmica (tanto que sou pós-graduado pela FGV). Mas aprendi que um canudo não é tudo. Aprender com a experiencia dos outros é uma chave preciosa.

Um discípulo precisa ter humildade para aprender muitas coisas: a ter vida de oração, fluir nos dons espirituais, expulsar demônios, evangelizar de forma efetiva, controlar suas finanças, tratar bem a esposa, etc.

O discípulo é um aprendiz.

Precisamos ter humildade para aprender com todos os segmentos dentro do Corpo de Cristo que tiverem os frutos do Espírito naquela área. Através de livros e outras mídias aprendi muito sobre ortodoxia com Lutero, sobre graça comum com Calvino, sobre missões com os batistas, sobre fé com o Hagin, sobre pureza e oração com Wesley, sobre santidade e batismo no Espírito com Donald C. Stamps (BEP), sobre libertação com Neil Anderson, sobre cura com Nick Gumbel, sobre Finanças com Howard Dayton (Crown), sobre casamento com Emerson Eggericks (Amor e Respeito) e Mike&Marilyn Phillipps (Casados Para Sempre), sobre educação de filhos com Gary Ezzo e Kevin Lemann e por aí vai. São pessoas de várias vertentes teológicas e isso mostra como o corpo de Cristo é rico! Teologicamente sou pentecostal convicto, mas bebo das fontes que tem algo a me ensinar.

Além de aprender com o Corpo de Cristo global, tenho sido abençoado com mentores (discipuladores) de carne e osso que me acompanham na caminhada e são um bálsamo para minha vida. Muitas lições preciosas tenho aprendido com esses amados que tem compartilhado coisas que dificilmente acharia num livro. Uma amizade sincera é insubstituível. Jesus nos chama a amar uns aos outros para nos fazer desfrutar das bênçãos de uma amizade! Entre um discípulo e ser discipulador deve haver uma amizade sincera e profunda.

Diante de tudo que expus acima, as questões que ficam são essas:
  • Temos sido bons aprendizes?
  • Agimos com a humildade necessária para aprender a manifestar aquele fruto?
  • Sabemos dar ouvidos às pessoas certas e rejeitar os maus conselhos de quem não possui aquele fruto?
Deixo para reflexão ainda o vídeo abaixo.


Nenhum comentário: