sexta-feira, 15 de julho de 2016

Temperamentos

TEMPERAMENTOS

A Bíblia ensina que todos somos pecadores (propensos a pecar) e que nossa carne (natureza humana) é egoísta. Também ensina que todos temos fraquezas, e como se sabe, essas fraquezas variam de pessoa para pessoa conforme a personalidade de cada um.

Heb 4:14 Portanto, visto que temos um grande sumo sacerdote que adentrou os céus, Jesus, o Filho de Deus, apeguemo-nos com toda a firmeza à fé que professamos,
Heb 4:15 pois não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das NOSSAS FRAQUEZAS, mas sim alguém que, como nós, passou por todo tipo de tentação, porém, sem pecado.
Heb 4:16 Assim sendo, aproximemo-nos do trono da graça com toda a confiança, a fim de recebermos misericórdia e encontrarmos graça que nos ajude no momento da necessidade.

Por isso conhecer um pouco nosso temperamento ajuda a entender as áreas em que somos mais vulneráveis e que precisam de maior atenção.


Definições
§Personalidade é o conjunto das características marcantes de uma pessoa (padrões de pensar, sentir e agir). É COMO EU SOU.
§Temperamento  é o conjunto das tendências de cada natureza; disposições comportamentais;  já nasce conosco;
§Caráter ou Índole é a soma de nossos hábitos, virtudes e vícios; é o nosso temperamento trabalhado pela formação; soma dos traços morais da personalidade; [Caráter em Cristo = Temperamento Transformado = o fruto do Espírito – Gal 5.22]

§Identidade é o que define quem somos de forma única e exclusiva; é o conjunto de características psicológicas (personalidade, gostos, talentos naturais, habilidades aprendidas), físicas, culturais (costumes), intelectuais (ideias e opiniões), espirituais, etc. É QUEM EU SOU. [Para o cristão uma característica é ser filho de Deus-Jo1.12]


Os 4 Temperamentos

O temperamento de cada pessoa é uma combinação desses 4 temperamentos. Cada pessoa tem um temperamento predominante e um pouco dos outros três.

Na Bíblia encontramos líderes com cada temperamento predominante:
ØPedro,  Sansão e Elias eram sanguíneos;
ØPaulo,  Josué e Neemias eram coléricos;
ØMoisés,  José (Egito),  Salomão,  Jeremias,  Jonas e João eram melancólicos;
ØAbraão,  Samuel,  Davi,  Daniel,  Marcos,  Tomé e Tiago eram fleumáticos;

Teste dos Temperamentos
Existem alguns testes que ajudam a descobrir seu temperamento.


Existem testes mais completos:

Mais informações:

Observação: dentro da psicologia existem outras formas de classificar os temperamentos. A classificação usada acima foi proposta por Hipócrates na Grécia Antiga.

Nenhum comentário: