domingo, 3 de setembro de 2023

Pseudociência não beneficia a fé

PSEUDOCIÊNCIA NÃO BENEFICIA A FÉ CRISTÃ


Às vezes, com as melhores das intenções, cristãos pouco instruídos apelam para argumentos falsos com ares de ciência:
(A) "Nasa comprovou que o sol parou por um dia";
(B) "Fotos de esqueletos gigantes comprovam a Bíblia";
(C) "Escavação russa encontrou gritos vindos do inferno"; etc
No final do post há link sobre esses absurdos acima.

Esse tipo de argumento espúrio é um desfavor ao evangelho e faz os cristãos parecerem tolos diantes de pagãos instruídos.

Sabemos que existem muitas comprovações arqueológicas de diversas histórias bíblicas e apreciamos o labor científico sério.
Evidente também que há teses científicas das quais discordamos por serem influenciadas ideologicamente (pressupostos ateístas, etc). Contudo, a boa ciência nunca irá divergir da Bíblia pois toda verdade vem de Deus.

Dito isso, quero comentar sobre o uso da pseudociência por parte de profissionais da comunicação.

Coaches e palestrantes motivacionais, às vezes, apelam para argumentos pseudocientíficos como forma de corroborar suas crenças e afirmações. Isso pode ser útil para convencer pessoas pouco instruídas, mas é como construir em terreno arenoso.


FÍSICA QUÂNTICA COMPROVA A FÉ?
Veja um exemplo disso aqui nesse podcast onde o Coach Paulo Vieira fala sobre Física Quântica: https://youtu.be/SFaLSIodDoY


As afirmações do coach são sensacionais! Mas não tem base científica e são sutilmente perigosas!

Cuidados com esses "Coaches Quânticos". Energia, Campo e Vibração em física quântica não tem nada a ver com o uso feito pelos coaches - veja esses vídeos de uma cientista:


01) O EXPERIMENTO DO ARROZ.
Veja aqui porque esse experimento é pseudociência.

Aqui uma amostra de que o experimento não funciona sempre:

02) O EFEITO DO OBSERVADOR.
É verdade que a física quântica detectou comportamentos diferentes dos elétrons quando há observação. Ela não diz que o elétron obedece o observador, mas que é afetado por ele. Outro detalhe é que apenas no nível atômico se podem aplicar as regras da física quântica. Nos demais níveis aplicam-se as regras da física clássica.
Portanto, o dado científico não permite afirmar que a "observação humana" ou a "crença humana" afeta todo tipo de matéria (acima do nível atômico).

Entenda o experimento da fenda dupla:


IMPACTO DAS AFIRMAÇÕES DO COACH
O Coach Paulo Vieira (que parece ser um cristão sincero) afirmou no podcast que a física quântica explicaria o poder da fé. Esses experimentos comprovariam a força do pensamento (fé/crenças), especialmente quando olhamos algo ou verbalizamos algo.

O problema é essa explicação, além de não ter base científica, seria aplicável a qualquer tipo de fé, e não apenas à fé bíblica.

A Bíblia fala sobre a fé com seus impactos naturais e sobrenaturais: as crenças afetam nosso maneira de viver, nossa visão de mundo, as coisas que falamos e pela fé podemos experimentar milagres.

Contudo, a fé cristã tem um alvo: confiar no Deus Criador revelado nas Escrituras.

Fé bíblica não é força do pensamento, poder da mente, lei da atração, pensamento positivo, acreditar que vai dar certo, confiar em qualquer divindade, pedir ao Universo, etc.

Fé bíblica é confiar no Deus Criador, na Obra da Cruz e nas Suas promessas (que estão registradas nas Sagradas Escrituras).

Logo, a fé e o sobrenatural não são explicados pela ciência, nem mesmo pela física quântica. Nossa fé precisa estar firmada em Deus e em Sua Palavra.

Mar 11:22 Respondeu Jesus: Tenham fé em Deus.
Mar 11:23 Eu lhes asseguro que se alguém disser a este monte: ‘Levante-se e atire-se no mar’, e não duvidar em seu coração, mas crer que acontecerá o que diz, assim lhe será feito.
Mar 11:24 Portanto, eu lhes digo: tudo o que vocês pedirem em oração, creiam que já o receberam, e assim lhes sucederá.

João 3:16 Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna.

João 17:3 Esta é a vida eterna: que te conheçam, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste.

João 14:12 Digo-lhes a verdade: Aquele que crê em mim fará também as obras que tenho realizado. Fará coisas ainda maiores do que estas, porque eu estou indo para o Pai.
João 14:13 E eu farei o que vocês pedirem em meu nome, para que o Pai seja glorificado no Filho.

Heb 11:1 Ora, a fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos.
Heb 11:6 Sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem dele se aproxima precisa crer que ele existe e que recompensa aqueles que o buscam.

----------------------------------------------
Obs.: Histórias fictícas com ares de ciência:

(A) "Nasa comprovou que o sol parou por um dia" - é ficção.

(B) "Fotos de esqueletos gigantes comprovam a Bíblia" - é montagem!

(C) "Escavação russa encontrou gritos vindos do inferno" - é ficção.

Nenhum comentário: