terça-feira, 31 de março de 2020

Discernindo essa Pandemia COVID19

DISCERNINDO ESSE TEMPO DE PANDEMIA COVI19
Há muitos áudios e vídeos circulando e tentando discernir o que estamos vivendo nesses dias. Alguns dizem que é um juízo divino sobre o mundo, outros dizem que é juízo sobre a igreja e ainda outros que afirmam que o Apocalipse começou. Há até visões e profecias sendo compartilhadas e a Bíblia nos chama a julgar as profecias!

Como interpretar esse tempo que estamos vivendo?

Creio que essa pandemia é mais um sinal de que o fim dos tempos se aproxima. A Bíblia fala que nos últimos dias haveria pestes, fome, etc.
Luc 21:9-11 Quando ouvirem falar de guerras e rebeliões, não tenham medo. É necessário que primeiro aconteçam essas coisas, mas o fim não virá imediatamente". Então lhes disse: "Nação se levantará contra nação, e reino contra reino. Haverá grandes terremotos, fomes e pestes em vários lugares, e acontecimentos terríveis e grandes sinais provenientes do céu.

Alguém pode alegar que esses sinais sempre aconteceram. Mas a Bíblia traz uma analogia com as dores de parto em que as contrações vão aumentando com o passar do tempo.
Rom 8:22 Sabemos que toda a natureza criada geme até agora, como em dores de parto.

Já houve outras pandemias no passado, mas nada como temos visto nas últimas décadas:
PANDEMIA - 1343 e 1353 - Peste Bubônica (Peste Negra)

PANDEMIA - 1917 - Gripe Espanhola
EPIDEMIA - Século XX - Cólera, Tifo, Varíola, Tuberculose, HIV

EPIDEMIA - 2003 - SARS - Sindrome Respiratória Aguda Grave
EPIDEMIA - 2005 - Gripe Aviária (H5N1)
PANDEMIA - 2009 - Gripe A - Gripe Suína - Influenza H1N1
EPIDEMIA - 2013 – MERS - Síndrome respiratória do Oriente Médio
QUASE PANDEMIA - 2014 - Ebola
PANDEMIA - 2015 - Microcefalia - Zikavírus
PANDEMIA - 2020 - Coronavírus

Essa pandemia atual é claramente mais um sinal de que o fim está próximo.

JUÍZO SOBRE O MUNDO?
Alguns tem dito que essa pandemia é Deus derramando Sua ira e juízo sobre o mundo.

Não creio assim. A Terra geme com os efeitos do pecado humano.  Epidemias, fome, terremotos fazem parte desse gemido.
Rom 8:22 Sabemos que toda a natureza criada geme até agora, como em dores de parto.
(Além disso, quem garante que esse vírus não foi fabricado pelo homem?)

Mas muitos perguntam: Epidemias, terremotos, furacões, tsunamis e outras catástrofes são juízo divino sobre nações? 
Por hora, afirmo que as mortes causadas pelo vírus não podem ser consideradas como ira de Deus, pois crentes também estão sofrendo com isso. Trata-se de gemidos da Terra e não de ira! No NT não vemos catástrofes sendo tratadas como ira divina. Como é um assunto que demanda uma explicação mais extensa CLIQUE AQUI para entender melhor.

JUÍZO SOBRE A IGREJA?
Alguns tem dito que essa pandemia é juízo de Deus sobre a igreja, por causa da mornidão de muitos, dos falsos crentes e dos líderes corruptos.

A Bíblia diz que os salvos não estão mais debaixo da ira (Ef 2.3-5). Contudo, Deus pode disciplinar Seus filhos (Heb 12.4-7). Porém quando Deus corrige não é de forma geral. Deus disciplina a cada um particularmente conforme suas obras – veja Apocalipse 2.14-26:
Ap 2:20 No entanto, contra você tenho isto: você tolera Jezabel (...) vou fazê-la adoecer e trarei grande sofrimento aos que cometem adultério com ela, a não ser que se arrependam das obras que ela pratica. (...) Então, todas as igrejas saberão que eu sou aquele que sonda mentes e corações, e retribuirei a cada um de vocês de acordo com as suas obras. Aos demais que estão em Tiatira (...) não porei outra carga sobre vocês;

Pense comigo: se a pandemia for uma ação de Deus disciplinando a igreja então teríamos que concluir que os crentes ricos são mais fiéis que os crentes pobres, pois os pobres estão sofrendo muito mais com o caos econômico. Não faz sentido interpretar que Deus esteja disciplinando a igreja toda com essa pandemia e caos econômico. Deus castigaria o crente fiel por causa do infiel? Onde estaria a justiça de Deus? Acabou o tempo da graça?

Pelo contrário, em tempos de provação, somos chamados a clamar a Deus pois Ele é quem dá o livramento: 2Co 1:10-11 Ele nos livrou e continuará nos livrando de tal perigo de morte. Nele temos colocado a nossa esperança de que continuará a livrar-nos, enquanto vocês nos ajudam com as suas orações. Assim muitos darão graças por nossa causa, pelo favor a nós concedido em resposta às orações de muitos.

É O APOCALIPSE?
Creio que, escatologicamente, a ira de Deus será derramada sobre os incrédulos após o arrebatamento e na volta de Jesus.
Mat 24:21-22 Porque haverá então grande tribulação, como nunca houve desde o princípio do mundo até agora, nem jamais haverá. Se aqueles dias não fossem abreviados, ninguém sobreviveria;
2Tes 1:8-10 Ele punirá os que não conhecem a Deus e os que não obedecem ao evangelho de nosso Senhor Jesus. Eles sofrerão a pena de destruição eterna, a separação da presença do Senhor e da majestade do seu poder. Isso acontecerá no dia em que ele vier para ser glorificado em seus santos e admirado em todos os que creram, inclusive vocês que creram em nosso testemunho.
Ap 21:8 Mas os covardes, os incrédulos, os depravados, os assassinos, os que cometem imoralidade sexual, os que praticam feitiçaria, os idólatras e todos os mentirosos — o lugar deles será no lago de fogo que arde com enxofre. Esta é a segunda morte.

No momento, vejo esse coronavírus sendo usado para preparar o terreno para um governo de influência mundial e acostumando a população a um nível maior de controle governamental.

Esses sinais servem de alerta a todos (crentes ou não) que Jesus breve virá. É tempo de arrepender-se e crer no evangelho. Aliás, o evangelho continua sendo a boa notícia da graça de Deus. A dispensação da graça só termina quando Ele voltar.
Apocalipse 22:12 E eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo para dar a cada um segundo a sua obra.

Apocalipse 22:21 A graça do Senhor Jesus seja com todos. Amém.

Um comentário:

Cleber disse...

Em fevereiro (antes da pandemia) preguei uma série de mensagens sobre o Final dos Tempos já falando que Jesus está às portas. Os sinais estão aí.

Série de Mensagens: O FINAL DOS TEMPOS

OS SINAIS DOS ÚLTIMOS DIAS
https://www.facebook.com/comunidadevidamelhor/videos/213526566473196/

O ARREBATAMENTO E A VINDA DO ANTICRISTO
https://www.facebook.com/comunidadevidamelhor/videos/620557701847025/

A GRANDE TRIBULAÇÃO E AS CATÁSTROFES
https://www.facebook.com/comunidadevidamelhor/videos/537611040447162/

A GRANDE TRIBULAÇÃO E O ARMAGEDOM
https://www.facebook.com/comunidadevidamelhor/videos/131870651479171/

O MILÊNIO E A ETERNIDADE
https://www.facebook.com/comunidadevidamelhor/videos/633250413910979/