Epidemias, terremotos, furacões, tsunamis e
outras catástrofes são juízo divino sobre regiões? Deus pune indistintamente crentes e incrédulos?
No Novo
Testamento quase todas as passagens que falam de juízo referem-se ao julgamento
final de Deus. Ou seja, em geral a
palavra juízo é usada no sentido escatológico: juízo final.
Mat 10:15 Eu
lhes digo a verdade: No dia do juízo haverá menor rigor para Sodoma e Gomorra
do que para aquela cidade.
At 24:25 Quando
Paulo se pôs a discorrer acerca da justiça, do domínio próprio e do juízo
vindouro, Félix teve medo e disse: "Basta, por enquanto! Pode sair. Quando
achar conveniente, mandarei chamá-lo de novo".
Heb 9:27 Da
mesma forma, como o homem está destinado a morrer uma só vez e depois disso
enfrentar o juízo.
Rom 3:19 Sabemos
que tudo o que a lei diz, o diz àqueles que estão debaixo dela, para que toda
boca se cale e todo o mundo esteja sob o juízo de Deus.
Muitos interpretam a palavra “juízo” como “ira”,
mas juízo é julgamento. No juízo final haverá salvos e condenados. E a
ira de Deus será destinada somente aos condenados: aqueles que não se
converteram e aqueles que não permaneceram na fé em Cristo.
João 3:17-18
Pois Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para condenar o mundo, mas para que
este fosse salvo por meio dele. Quem nele crê não é condenado, mas quem não crê
já está condenado, por não crer no nome do Filho Unigênito de Deus.
2Tes
1:8-10 Ele punirá os que não conhecem a Deus e os que não obedecem ao evangelho
de nosso Senhor Jesus. Eles sofrerão a pena de destruição eterna, a separação
da presença do Senhor e da majestade do seu poder. Isso acontecerá no dia em
que ele vier para ser glorificado em seus santos e admirado em todos os que creram,
inclusive vocês que creram em nosso testemunho.
Ap 21:8 Mas os
covardes, os incrédulos, os depravados, os assassinos, os que cometem
imoralidade sexual, os que praticam feitiçaria, os idólatras e todos os
mentirosos — o lugar deles será no lago de fogo que arde com enxofre. Esta é a
segunda morte.
Heb 10:26-27 Se
continuarmos a pecar deliberadamente depois que recebemos o conhecimento da
verdade, já não resta sacrifício pelos pecados, mas tão-somente uma terrível
expectativa de juízo e de fogo intenso que consumirá os inimigos de Deus.
Um cristão nascido de novo não está mais debaixo da ira de Deus! (1 Cor
3.11-15)
João
3:36 Quem crê no Filho tem a vida eterna; já quem rejeita o Filho não verá a vida, mas a ira de Deus permanece sobre
ele".
Porém, no
NT há algumas passagens que ensinam que no tempo presente Deus julga a atitude de Seus filhos e traz
disciplina quando necessário. Mas atenção: disciplina não é ira!! Disciplina é cuidado e correção. Quando
alguém depois de disciplinado morre espiritualmente é porque não aceitou a
correção. Observe que no NT essa disciplina não é coletiva – a disciplina
vem apenas sobre quem precisa e não sobre todos indistintamente.
1Co 11:29 Pois
quem come e bebe sem discernir o corpo do Senhor, come e bebe para sua própria
condenação.
1Co 11:30 Por
isso há entre vocês muitos fracos e doentes, e vários já dormiram.
1Co 11:31 Mas,
se nós nos examinássemos a nós mesmos, não receberíamos juízo.
1Co 11:32 Quando, porém, somos julgados pelo Senhor,
estamos sendo disciplinados para que não sejamos condenados com o mundo.
A Bíblia conta que Paulo recebeu
um espinho na carne e declara que isso veio de um mensageiro de Satanás -
ele orou e Deus não quis remover o espinho para impedir que ele ficasse soberbo
(2 Co 12.7). Portanto não se trata de
ira divina, mas de cuidado divino.
Também nas cartas do Apocalipse vemos que a
disciplina era individual, ou seja, destinada aos que precisavam ser
disciplinados. Deus poupa os fiéis.
Ap
2:14 No entanto, tenho contra você algumas coisas: você tem aí pessoas que se apegam aos ensinos de Balaão, que
ensinou Balaque a armar ciladas contra os israelitas, induzindo-os a comer
alimentos sacrificados a ídolos e a praticar imoralidade sexual.
Ap
2:15 De igual modo você tem também os
que se apegam aos ensinos dos nicolaítas.
Ap
2:16 Portanto, arrependa-se! Se não, virei
em breve até você e lutarei contra eles com a espada da minha boca.
Ap
2:17 Aquele que tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas. Ao vencedor darei do maná escondido.
Também lhe darei uma pedra branca com um novo nome nela inscrito, conhecido apenas
por aquele que o recebe.
Ap
2:20 No entanto, contra você tenho isto: você
tolera Jezabel, aquela mulher que se diz profetisa. Com os seus ensinos,
ela induz os meus servos à imoralidade sexual e a comerem alimentos
sacrificados aos ídolos.
Ap
2:21 Dei-lhe tempo para que se arrependesse da sua imoralidade sexual, mas ela
não quer se arrepender.
Ap 2:22 Por isso, vou fazê-la adoecer e
trarei grande sofrimento aos que cometem adultério com ela, a não ser que se
arrependam das obras que ela pratica.
Ap
2:23 Matarei os filhos dessa mulher. Então, todas as igrejas saberão que eu sou
aquele que sonda mentes e corações, e retribuirei a cada um de vocês de acordo
com as suas obras.
Ap 2:24 Aos demais que estão em Tiatira, a vocês que não seguem a doutrina dela e não
aprenderam, como eles dizem, os profundos segredos de Satanás, digo: não porei outra carga sobre vocês;
Ap
2:25 tão-somente apeguem-se com firmeza ao que vocês têm, até que eu venha.
Ap
2:26 Àquele que vencer e fizer a minha vontade até o fim darei autoridade sobre
as nações.
Ainda sobre as perseguições, Deus diz que é o diabo quem incita isso:
Ap 2:10 Não
tenha medo do que você está prestes a sofrer. Saibam que o diabo lançará alguns
de vocês na prisão para prová-los, e vocês sofrerão perseguição durante dez
dias. Seja fiel até a morte, e eu lhe darei a coroa da vida.
Veja mais
aqui sobre nossa atitude diante das perseguições clicando aqui.
Via de regra, na Bíblia, Deus não é o
causador dos males que atingem as pessoas. A única
exceção é quando Deus precisa punir uma pessoa, um grupo ou um povo por se
rebelarem abertamente contra ele.
A Bíblia fala claramente que Deus é tardio em irar-se (Ex:34:6, Salmo
78.38 e 103.8, Naum 1.3).
Vemos no AT que é possível encher
a taça (medida) da ira de Deus
(Gn 15.16), ou seja, ultrapassar o limite da paciência divina, e nesse caso a
ira é derramada como aconteceu com Sodoma e Gomorra (Gn 13.13 e 18.20). Ou seja, em casos extremos Deus derrama a Sua
ira sobre incrédulos e infiéis. No
AT temos Deus dando escape a Ló, mas vemos que Daniel e muitos crentes fiéis
foram levados cativos quando veio ira divina sobre Israel. Contudo Pedro nos
diz que Deus livra os piedosos mesmo no meio da Sua ira.
2Pe 2:5 Ele não
poupou o mundo antigo quando trouxe o dilúvio sobre aquele povo ímpio, mas
preservou Noé, pregador da justiça, e mais sete pessoas.
2Pe 2:6 Também
condenou as cidades de Sodoma e Gomorra, reduzindo-as a cinzas, tornando-as
exemplo do que acontecerá aos ímpios;
2Pe 2:7 mas
livrou Ló, homem justo, que se afligia com o procedimento libertino dos que não
tinham princípios morais
2Pe 2:8 ( pois,
vivendo entre eles, todos os dias aquele justo se atormentava em sua alma justa
por causa das maldades que via e ouvia ).
2Pe 2:9 Vemos, portanto, que o Senhor sabe livrar os
piedosos da provação e manter em castigo os ímpios para o dia do juízo,
2Pe 2:10
especialmente os que seguem os desejos impuros da carne e desprezam a autoridade.
Insolentes e arrogantes, tais homens não têm medo de difamar os seres
celestiais;
Já no NT vemos ira somente sobre incrédulos e falsos crentes: é o caso de Herodes (Atos 12:23),
Ananias e Safira (Atos 5.1-11), Elimas (Atos 13.8-12) e da falsa profetiza
Jezabel e seus seguidores (Apocalipse 2.22).
No
NT não vemos Deus julgando e derramando ira sobre povos/nações como fazia no
AT. Apenas sobre indivíduos em certos casos.
Se buscarmos casos coletivos vemos apenas o endurecimento que veio
sobre os fariseus orgulhosos (Mt 13.13-15) e a uma parte dos judeus (Rom
11.25) – nesses casos a soberba deles se tornou obstáculo para a graça de Deus
(Tg 4.6). Ou seja, a ira veio sobre indivíduos dentro de um povo e não sobre
uma nação toda.
Não temos no NT um único caso de
povo/nação recebendo ira divina e menos ainda casos de ira atingindo crentes
verdadeiros.
Jesus sofreu e morreu para absorver a ira
de Deus.
Rom 3:25 Deus o ofereceu como sacrifício
para propiciação mediante a fé, pelo seu sangue, demonstrando a sua justiça. Em
sua tolerância, havia deixado impunes os pecados anteriormente cometidos;
Heb 2:17 Por essa razão era necessário que
ele se tornasse semelhante a seus irmãos em todos os aspectos, para se tornar
sumo sacerdote misericordioso e fiel com relação a Deus e fazer propiciação
pelos pecados do povo.
1João 2:2 Ele é a propiciação pelos nossos
pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos pecados de todo o mundo.
è
Propiciação é o sacrifício feito para aplacar a justa ira de Deus contra os
pecados da humanidade.
Quem recebe Jesus escapa da ira de Deus. Um
cristão pode ser disciplinado, mas não fica debaixo da ira.
1Co 11:32
Quando, porém, somos julgados pelo Senhor, estamos
sendo disciplinados para que não sejamos condenados com o mundo.
Os incrédulos e infiéis permanecem debaixo
da ira e Deus pode punir os indivíduos que ultrapassam o limite da Sua
paciência, como vimos com Herodes, Ananias e outros.
João
3:36 Quem crê no Filho tem a vida eterna; já quem rejeita o Filho não verá a vida, mas a ira de Deus permanece sobre
ele".
Logo, é muito arriscado afirmar que epidemias, terremotos, furacões,
tsunamis e outras catástrofes são juízo divino sobre uma cidade, povos ou nações,
pois afetam crentes e incrédulos. Não há
elementos na Nova Aliança que apoiem essa visão.
Os efeitos do pecado original
afetaram a natureza e por isso todos estamos sujeitos às catástrofes que são gemidos da natureza em dores de parto até a vinda de Jesus (Rom 8.22). Mas Deus costuma dar escape aos Seus filhos:
2Co 1:10-11 Ele nos livrou e continuará nos livrando de tal perigo de morte.
Nele temos colocado a nossa esperança de que continuará a livrar-nos, enquanto
vocês nos ajudam com as suas orações. Assim muitos darão graças por nossa
causa, pelo favor a nós concedido em
resposta às orações de muitos.
2Pe 2:9 Vemos, portanto, que o Senhor sabe
livrar os piedosos da provação e manter em castigo os ímpios para o dia do
juízo.
Mesmo quando veio uma grande fome no Império Romano, o profeta Ágabo alertou a igreja, mas não disse que era Deus enviando juízo. Essa fome afetou crentes e incrédulos, e a igreja se mobilizou para ajudar os irmãos (Atos 11.28-30).
Ef 2:3 Anteriormente, todos nós também
vivíamos entre eles, satisfazendo as vontades da nossa carne, seguindo os seus
desejos e pensamentos. Como os outros, éramos
por natureza merecedores da ira.
Ef 2:4 Todavia, Deus, que é rico em misericórdia, pelo grande amor com que nos
amou,
Ef 2:5 deu-nos
vida juntamente com Cristo, quando ainda estávamos mortos em transgressões
— pela graça vocês são salvos.
Mar 1:15 "O tempo é chegado",
dizia ele. "O Reino de Deus está próximo. Arrependam-se e creiam nas boas novas! "
Heb 2:3 Como escaparemos nós, se negligenciarmos tão grande salvação?
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