sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Usos e Costumes

Usos e Costumes - o que a Bíblia diz! 
No Brasil impressiona a quantidade de costumes inventados pelas igrejas. 
Por isso é bom avaliarmos o que realmente a Bíblia diz.

NOVA ALIANÇA
Primeiramente é preciso entender debaixo de qual aliança nós estamos. Muitos dos equívocos acontecem porque pregadores usam textos da Velha Aliança como se fossem válidos hoje.

A Lei Mosaica expirou em Cristo (Heb:7:12,18,19; Rom:7:4,6; Gal:3:13,19; Ef 2.13-16;  Heb:8:6,13; 9:15-17). O AT possuía diversas leis (morais, civis, cerimoniais, sanitárias, etc) e todas caíram.

Heb 7:12 Pois quando há mudança de sacerdócio, é necessário que haja mudança de lei.

Heb 8:6 Agora, porém, o ministério que Jesus recebeu é superior ao deles, assim como também a aliança da qual ele é mediador é superior à antiga, sendo baseada em promessas superiores.

Heb 8:13 Chamando "nova" esta aliança, ele tornou antiquada a primeira; e o que se torna antiquado e envelhecido, está a ponto de desaparecer.

Gal 3:19 Qual era então o propósito da lei? Foi acrescentada por causa das transgressões, até que viesse o Descendente a quem se referia a promessa, e foi promulgada por meio de anjos, pela mão de um mediador.

Jesus cumpriu toda a Lei e as profecias quando viveu como homem (Mateus 5.17), e seus ensinamentos superam ambos. Jesus não aboliu (negou) a Lei e os Profetas, mas cumpriu e ampliou o entendimento pois a Lei e Profetas apontavam para o Messias (Rom 10.4).

Agora estamos sob a Lei da Nova Aliança (Tg:2:8; 1Cor:9:21; Gal:6:2; Mt:28:20). 

Tg 2:8 Se vocês de fato obedecerem à lei real encontrada na Escritura que diz: "Ame o seu próximo como a si mesmo", estarão agindo corretamente.

1Co 9:21 Para os que estão sem lei, tornei-me como sem lei ( embora não esteja livre da lei de Deus, mas sim sob a lei de Cristo ), a fim de ganhar os que não têm a lei.

Gal 6:2 Levem os fardos pesados uns dos outros e, assim, cumpram a lei de Cristo.

Mat 28:19-20 Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei. E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos.

Embora os princípios morais do AT e NT sejam similares, qualquer uso do AT precisa passar pelo crivo do NT.

Mat 5:31-32 "Foi dito: ‘Aquele que se divorciar de sua mulher deverá dar-lhe certidão de divórcio’. Mas eu lhes digo que todo aquele que se divorciar de sua mulher, exceto por imoralidade sexual, faz que ela se torne adúltera, e quem se casar com a mulher divorciada estará cometendo adultério".

Heb 10:1 A Lei traz apenas uma sombra dos benefícios que hão de vir, e não a realidade dos mesmos. Por isso ela nunca consegue, mediante os mesmos sacrifícios repetidos ano após ano, aperfeiçoar os que se aproximam para adorar.

Col 2:16-17 Portanto, não permitam que ninguém os julgue pelo que vocês comem ou bebem, ou com relação a alguma festividade religiosa ou à celebração das luas novas ou dos dias de sábado. Estas coisas são sombras do que haveria de vir; a realidade, porém, encontra-se em Cristo.

Nesse estudo iremos abordar vários costumes fornecendo a explicação bíblica:


1) Bebida Alcoólica: No AT a Lei Cerimonial previa que os sacerdotes e nazireus não podiam beber (Lv 10.9-11 e Nm 6.2-3). Os demais crentes do AT podiam beber moderadamente (Dt 14.26; Ecl 9.7) sem embriagar-se (Prv 23.29-35). O NT condena a embriaguez (Gal 5.21; Ef 5.18; Tt 2:3). 

Jesus transformou água em vinho para um casamento (Jo 2.10), o que mostra que Ele não condenava o uso moderado da bebida alcóolica. Alguns dizem que nos tempos bíblicos o vinho não era alcoólico, mas se fosse assim as pessoas não ficariam embriagadas quando bebiam em excesso (Gn 9.20-21).

Recomendamos às pessoas que não bebam por causa do risco do alcoolismo, mas não é pecado beber eventual e moderadamente. Contudo, a postura do cristão com a bebida é muito diferente da postura mundana, pois o cristão não precisa beber para se divertir ou para ter uma festa animada – ele já tem a alegria do Senhor na vida! A bebida alcoólica não ocupa um papel relevante na vida do crente. Aquelas cenas de pessoas "tomando todas", algumas até cair, se chocam totalmente com a Palavra de Deus.

Rom 13:13 Comportemo-nos com decência, como quem age à luz do dia, não em orgias e bebedeiras, não em imoralidade sexual e depravação, não em desavença e inveja.

Ef 5:18 Não se embriaguem com vinho;


2) Jogos de Loteria: não há nada na Bíblia que condene jogos e apostas. A palavra-chave aqui é ter prioridades cristãs: se uma pessoa compromete sua renda no jogo está sendo imprudente (Mt 10.16), pois o cuidado com a família, credores e com a igreja devem vir antes. Quem coloca como prioridade enriquecer “rápido” pode acabar na pobreza (Prv:28:22).

NT não tem proibições sobre isso.


3) Vício: é pecado porque vai contra o domínio próprio (Gl 5.22-23). E não devemos deixar que nada nos domine (1Co 6.9-13). Somos chamados à liberdade em Cristo (Gl 5.1). Falamos aqui de vícios de qualquer tipo (bebida, jogos, futebol, drogas, etc). 

Usar drogas (cigarro, narguilé, maconha, cocaína, etc) é pecado mesmo consumido em pouca quantidade pois prejudicam a saúde e/ou fazem a pessoa perder o controle. (Remédios visam preservar o corpo, enquanto as demais drogas prejudicam o corpo).

Pro 21:17 Quem se entrega aos prazeres passará necessidade; quem se apega ao vinho e ao azeite jamais será rico.

Pro 20:1 O vinho é zombador e a bebida fermentada provoca brigas; não é sábio deixar-se dominar por eles.

1Co 6:12b "Tudo me é permitido", mas eu não deixarei que nada domine


4) Esportes: não há nada na Bíblia que condene a prática de esportes. Deus quer que sejamos saudáveis (3Jo 2   1 Co 3.16-17;  6.19-20;  10.31) pois o nosso corpo é templo do Espírito Santo. O versículo de 1Tm:4:8 não condena o exercício físico, apenas afirma que é melhor exercitar-se na piedade.

1Ti 4:8 O exercício físico é de pouco proveito; a piedade, porém, para tudo é proveitosa, porque tem promessa da vida presente e da futura.

 

5) Barba e Cabelo (Homens): No AT não podiam cortar a barba e “arredondar” o cabelo (Lv 19.27). Como estamos na Nova Aliança isso não se aplica a nós. Tanto que no costume de Corinto era desonra um homem ter cabelo comprido (1Co 11.14). O curioso é que algumas igrejas brasileiras pregam o inverso do AT: que um homem não deixe a barba crescer jamais. O NT não fala nada a respeito da barba.

NT não tem proibições sobre isso.


6) Véu e Cabelo (Mulheres): algumas igrejas ensinam que a mulher não pode ter cabelo curto, outras não permitem sequer cortar a ponta do cabelo e outras afirmam que ela deve usar véu. Ao ler 1Coríntios11 deve-se ter em mente que Corinto era uma cidade portuária e as prostitutas raspavam o cabelo. As mulheres decentes da cidade tinham cabelo comprido (mas podiam aparar). Na igreja, as convertidas deixavam o cabelo crescer e todas usavam véu nos cultos para não escandalizar. Na nossa cultura ocidental uma mulher cristã pode ter cabelo curto pois isso não é indecente.

NT não tem proibições sobre isso.


7) Roupas Decentes: Dt 22.5-12; 1Tm2.9-10

a) Dt 22.5-12: No AT havia uma condenação sobre usar roupas do sexo oposto. É por isso que algumas igrejas proíbem que a mulher use calça, pois alegam que é roupa de homem. Na verdade a calça é uma roupa unissex na nossa cultura. Na Escócia, por exemplo, os homens usam kilt e não há nada de imoral nisso. Por fim, esse texto de Deuteronômio é da Lei de Moisés e não do NT.

b) 1Tm2.9-10: As mulheres devem usar traje decente, com pudor e modéstia (1 Pe 3.3-4), ou seja, não andar indecentemente. Modéstia é moderação. Seja usando saia ou calça a questão está na decência.

c) Trajes de Banho: as praias e os rios foram criados por Deus para nós. Usar trajes de banho nesses lugares não é errado. A decência varia conforme o ambiente em que se está: uma moça andando de biquini na cidade é indecente, numa praia não. Mas vale ressaltar que há trajes considerados indecentes mesmo no ambiente da praia, como é o caso do fio dental e outros.

1Tim 2:9 Da mesma forma quero que as mulheres se vistam modestamente, com decência e discrição.


8) Uso de Jóias e Maquiagem: No AT o povo de Deus usava jóias. Às vezes ofertavam suas jóias (Ex 35.22). Havia tratamentos de beleza (Ester 2.12,13) e muitos adornos (Isaías 3.18-23). No AT uma mulher só deveria usar jóia se estivesse em santidade (Is 3.16-23; Ex 33.1-6), e até os homens usavam brincos (Ex 21.5-7; 32.2). O NT não condena o uso de acessórios estéticos, mas ensina que deve-se valorizar mais o interior que o exterior (1Pe 3.3-6).

1Pe 3:3-4 A beleza de vocês não deve estar nos enfeites exteriores, como cabelos trançados e jóias de ouro ou roupas finas. Pelo contrário, esteja no ser interior, que não perece, beleza demonstrada num espírito dócil e tranquilo, o que é de grande valor para Deus.


9) Piercing e tatuagem: 

Tatuagens são pecaminosas apenas se o conteúdo for pagão. Lv:19:28 proíbe fazer marca no corpo (tatuagens) “pelos mortos”. Já Lv:21:5 fala sobre não dar golpes na carne, que refere-se ao costume pagão do autoflagelamento (1Reis 18.28), ou seja, não se refere à tatuagens.

Piercing era algo normal para os judeus (Gn 24.22,47; Is 3.21). Deus diz figuradamente que Ele próprio adornou Judá com piercings (Ez 16.1,12).

NT não tem proibições sobre isso. (Evidente que filhos menores devem respeitar a visão dos pais sobre essas coisas).


10) Ósculo Santo – Na igreja primitiva era comum se cumprimentarem com um beijo na face (Lc:7:45; Rom:16:16; 1Cor:16:20; 2Cor:13:12; 1Tes:5:26). Isso porque na cultura oriental o ósculo era um costume tão forte quanto o abraço é para nós no Ocidente. O importante é termos laços fraternos e expressarmos isso aos irmãos.

NT não trata isso como regra, mas há um princípio ensinado.


11) Lavar os Pés: Jesus lavou os pés dos discípulos para ensinar a humildade e disse “vós deveis também lavar os pés uns aos outros” (Jo:13:14). Ele usou linguagem figurada para falar da humildade.

NT não trata isso como regra, mas há um princípio ensinado.

 

12) TV e Cinema: Há muitos filmes e programas de TV que são imorais e degradantes. É preciso analisar o conteúdo de cada um (1 Ts 5.21).

Fil 4:8 Finalmente, irmãos, tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas.


13) Música: A música e a dança foram criadas por Deus (Jó 38.7). Satanás profanou aquilo que Deus criou, por isso precisamos distinguir o que é santo e o que é profano, puro ou impuro (Ez 22.26 e 44.23).

  • No louvor podemos usar todos os ritmos resgatando o que o diabo roubou.
  • No cotidiano podemos ouvir músicas seculares instrumentais (Mateus 11.17) e aquelas cuja letra não confrontam a Palavra (Nm 21.16-20  1 Samuel 18.6,7  Pv 15.26  Lm 5.14 Lc 15.24,25).

Quando a música é usada de forma errada Deus a condena (Isaías 5.12 Amós 6.5-6). O cristão deve se pautar pelo equilíbrio e moderação (2 Tm 1.7; Tt 2.6). Ou seja, na vida há tempo pra tudo (Ec 3), mas o louvor a Deus deve ter a primazia (Mt 6.33). O cristão é chamado a encher a mente com as coisas do alto (Fp 4.8), ou seja, escolha músicas com bom conteúdo.

Lucas 15:24-25 Pois este meu filho estava morto e voltou à vida; estava perdido e foi achado’. E começaram a festejar. Enquanto isso, o filho mais velho estava no campo. Quando se aproximou da casa, ouviu a música e a dança.


14) Dança: Podemos dançar em atitude de louvor (Salmos 150, Êxodo 15.20 e 2 Sm 6.5) e dançar apenas para nossa diversão (Lucas 15.25 1 Sm 18.6,7). Temos liberdade para dançar músicas puras como forma de diversão (Ec 3.4) desde que haja pureza na dança (Tt 1.15).

O povo de Deus no AT dançava (músicas seculares) de forma honrada visando a diversão pura (Juízes 11.34 e 21.19-25; 1Samuel 18.6,7; Lamentações 5.15; Lc 7.32), desprovida da malícia.

Deus jamais aceitou que seu povo dançasse músicas contrárias a Sua Palavra (Êx 32.19), ou da mesma forma indecente que os pagãos (Is 5.11-12; 1Co 13.5), ou com intenções ilícitas (Mt 14.6-8; Mt 5.28).

Lucas 15:24-25 Pois este meu filho estava morto e voltou à vida; estava perdido e foi achado’. E começaram a festejar. Enquanto isso, o filho mais velho estava no campo. Quando se aproximou da casa, ouviu a música e a dança.


15) Ambientes Profanos: Se por um lado o cristão pode cantar e dançar para fins de diversão, por outro isso não quer dizer que possa frequentar qualquer lugar para essa finalidade e fazer as mesmas coisas que os pagãos fazem. A imensa maioria das danceterias são vulgares e portanto inconvenientes a um cristão (Nm:16:26; Ex 23.2). Somos chamados para sermos separados do pecado (1Tes:5:22; 1Pe:3:11) e do sistema mudando (1Jo:2:15,16; 2Cor:6:17; Tg 1.27).

Se o objetivo for evangelizar o cristão pode ir a qualquer lugar (1Cor 9.19-23; Lc 7.34), mas jamais participar dos pecados alheios. Um princípio bíblico é sempre se portar com decência (1Cor:13:5,7:35).

Rom 13:13 Comportemo-nos com decência, como quem age à luz do dia, não em orgias e bebedeiras, não em imoralidade sexual e depravação, não em desavença e inveja.


16) Sábado e Circuncisão: Nos primórdios do Cristianismo, com a conversão de muitos gentios, surgiram algumas polêmicas entre os cristãos sobre aspectos cerimoniais da Lei de Moisés, em especial a circuncisão e a guarda do sábado. Para resolver as controvérsias, foi convocado um Concílio de Líderes em Jerusalém no ano 49 d.C, o que está registrado em Atos 15. Nas exigências apostólicas foi deixado de fora o sábado e a circuncisão.

Atos 15:28-29 Pareceu bem ao Espírito Santo e a nós não impor a vocês nada além das seguintes exigências necessárias: Abster-se de comida sacrificada aos ídolos, do sangue, da carne de animais estrangulados e da imoralidade sexual. Vocês farão bem em evitar essas coisas. Que tudo lhes vá bem.

Col 2:16-17 Portanto, não permitam que ninguém os julgue pelo que vocês comem ou bebem, ou com relação a alguma festividade religiosa ou à celebração das luas novas ou dos dias de sábado. Estas coisas são sombras do que haveria de vir; a realidade, porém, encontra-se em Cristo.

Rom 14:5-6 Há quem considere um dia mais sagrado que outro; há quem considere iguais todos os dias. Cada um deve estar plenamente convicto em sua própria mente. Aquele que considera um dia como especial, para o Senhor assim o faz.

1Co 7:18-19 Foi alguém chamado sendo já circunciso? Não desfaça a sua circuncisão. Foi alguém chamado sendo incircunciso? Não se circuncide. A circuncisão não significa nada, e a incircuncisão também nada é; o que importa é obedecer aos mandamentos de Deus.

Gal 5:6 Porque em Cristo Jesus nem circuncisão nem incircuncisão têm efeito algum, mas sim a fé que atua pelo amor.


17) Alimentos Impuros: No AT havia leis sanitárias a respeito de alimentos que deviam ser evitados (Lev 11). No NT essas leis não vigoram mais.

Mar 7:18-23 "Será que vocês também não conseguem entender? ", perguntou-lhes Jesus. "Não percebem que nada que entre no homem pode torná-lo ‘impuro’? Porque não entra em seu coração, mas em seu estômago, sendo depois eliminado". Ao dizer isto, Jesus declarou "puros" todos os alimentos. E continuou: "O que sai do homem é que o torna ‘impuro’. Pois do interior do coração dos homens vêm os maus pensamentos, as imoralidades sexuais, os roubos, os homicídios, os adultérios, as cobiças, as maldades, o engano, a devassidão, a inveja, a calúnia, a arrogância e a insensatez. Todos esses males vêm de dentro e tornam o homem ‘impuro’ ".

Rom 14:1-3 Aceitem o que é fraco na fé, sem discutir assuntos controvertidos. Um crê que pode comer de tudo; já outro, cuja fé é fraca, come apenas alimentos vegetais. Aquele que come de tudo não deve desprezar o que não come, e aquele que não come de tudo não deve condenar aquele que come, pois Deus o aceitou.

Além disso, houve uma polêmica sobre alimentos sacrificados a ídolos. E o apóstolo Paulo orientou que não precisamos nos preocupar, mas santificar o alimento pela oração de agradecimento. 

1Co 8:4 Portanto, em relação ao alimento sacrificado aos ídolos, sabemos que o ídolo não significa nada no mundo e que só existe um Deus.

1Ti 4:2-5 Tais ensinamentos vêm de homens hipócritas e mentirosos, que têm a consciência cauterizada e proíbem o casamento e o consumo de alimentos que Deus criou para serem recebidos com ação de graças pelos que crêem e conhecem a verdade. Pois tudo o que Deus criou é bom, e nada deve ser rejeitado, se for recebido com ação de graças, pois é santificado pela palavra de Deus e pela oração.


18) Namoro: Namoro cristão (Romance Real) é o início de um relacionamento entre um rapaz espiritual e uma moça espiritual, que creem (depois de muita oração e conselhos) que Deus já revelou a sua vontade para se casarem e, com a bênção e permissão dos seus pais e líderes espirituais, decidem se conhecerem melhor, por um tempo relativamente curto somente para confirmar a vontade de Deus para suas vidas.

a) Namoro não é esporte ou curtição. Só namore se estiver buscando alguém para casar.

b) Namoro longo é ruim. Se você está namorando e pensa em casar, não adie o casamento por causa dos estudos ou posses materiais. Mas é preciso ter condições de assumir suas contas. Se não tiver como se manter é melhor terminar o namoro.

c) Não existe necessidade de festas pomposas. Há pessoas que decidem morar juntas e adiar a benção Deus para poderem fazer uma grande festa. Isso é totalmente equivocado!

d) Não namore com pessoas não-convertidas. A Bíblia é muito clara nesse sentido:

2Cor:6:14: Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque, que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas? 

1Cor:7:39: A mulher casada está ligada pela lei todo o tempo que o seu marido vive; mas, se falecer o seu marido fica livre para casar com quem quiser, contanto que seja no Senhor.

 

19) Casamento: Deus só reconhece como casamento um compromisso público, monogâmico e vitalício entre duas pessoas de sexos opostos (Gn 2.24). Todo os casais (namorados ou amasiados) precisam:
  • Casar no civil: para ter o reconhecimento do Estado. Isso também resguarda a pessoa de casar com alguém já casado.
  • Casar no religioso: é aqui que os noivos fazem os votos sagrados do matrimônio, jurando fidelidade diante de Deus. Esse é o elemento mais importante para nós cristãos.
Prov:2:17 NTLH: "os votos sagrados do casamento"
Prov:2:17 NVI: "aliança que fez diante de Deus"

Mal:2:14: "O SENHOR foi testemunha entre ti e a mulher da tua mocidade"

Mat 19:4-6 Ele respondeu: "Vocês não leram que, no princípio, o Criador ‘os fez homem e mulher’ e disse: ‘Por essa razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e os dois se tornarão uma só carne’? Assim, eles já não são dois, mas sim uma só carne. Portanto, o que Deus uniu, ninguém o separe".

Heb 13:4 O casamento deve ser honrado por todos; o leito conjugal, conservado puro; pois Deus julgará os imorais e os adúlteros.


20) Planejamento Familiar: para o cristão é uma bênção ter filhos (Sl 127.3-5, Gn 1.28), mas não há problemas se o casal deseja limitar o tamanho da prole. O cristão pode usar anticoncepcionais não-abortivos. Vale ressaltar que a Bíblia condena o aborto, pois o feto é um ser humano (Sl 139.13-16; Jr 1.5; Gl 1.15; Lc 1.44; Ex 21.22,23; Jó 3.16; Zc 12.1), mas há métodos anticoncepcionais que não são abortivos.

Tit 2:1-5 Você, porém, fale o que está de acordo com a sã doutrina. (...) Assim, poderão orientar as mulheres mais jovens a amarem seus maridos e seus filhos, a serem prudentes e puras, a estarem ocupadas em casa, e a serem bondosas e sujeitas a seus próprios maridos, a fim de que a palavra de Deus não seja difamada.


CONCLUSÃO

§  Nessas questões de usos e costumes adotamos o conselho de Romanos 14.2-6, ou seja, podemos viver na liberdade de Cristo, mas sem julgar os irmãos que preferem guardar certos costumes.

§  O líder cristão não deve criar leis chamando de pecado coisas que a Bíblia não proíbe (Col:2:20-23).

§  O cristão deve ser conhecido pelo amor e integridade (Gl 5.21), e não por costumes irrelevantes.

§  Esse conselho é norteador: Gal:5:13: Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade. Não useis então da liberdade para dar ocasião à carne, mas servi-vos uns aos outros pelo amor.


Afaste-se das obras da carne!!

Gal 5:19-21 Ora, as obras da carne são manifestas: imoralidade sexual, impureza e libertinagem; idolatria e feitiçaria; ódio, discórdia, ciúmes, ira, egoísmo, dissensões, facções e inveja; embriaguez, orgias e coisas semelhantes. Eu os advirto, como antes já os adverti, que os que praticam essas coisas não herdarão o Reino de Deus.

Ap 21:8 Mas os covardes, os incrédulos, os depravados, os assassinos, os que cometem imoralidade sexual, os que praticam feitiçaria, os idólatras e todos os mentirosos — o lugar deles será no lago de fogo que arde com enxofre. Esta é a segunda morte".

1Co 6:9-10 Vocês não sabem que os perversos não herdarão o Reino de Deus? Não se deixem enganar: nem imorais, nem idólatras, nem adúlteros, nem homossexuais passivos ou ativos, nem ladrões, nem avarentos, nem alcoólatras, nem caluniadores, nem trapaceiros herdarão o Reino de Deus.

Ef 4:31 Livrem-se de toda amargura, indignação e ira, gritaria e calúnia, bem como de toda maldade. Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus perdoou vocês em Cristo.

11 comentários:

Anônimo disse...

Muito bom o artigo.
Concordo acho que lenamente.
Abraço mano.

Anônimo disse...

Cleber,

Parabéns pela abordagem.

Deus o abençoe.

Clóvis

claudio pimenta disse...

concordo com parte do texto sobre a questao de joias

caso queira um texto que analisa de forma diferente posso enviar para vossa apreciaçao e replica

claudio pimenta disse...

Quanto a bebida alcolica foi analisado muito superficialmente generalizando textos como sendo todos de uma mesma epoca e mesma cultura.
Devemos lembra que na biblia de um capitulo para outro existem diferenças gigantescas de tempos em varios casos.

eis uma meditaçao sobre o assunto do vinho.

Muitos alegam, hoje que podem beber vinho, pelo fato de Jesus também ter bebido vinho. No entanto, surge-nos uma pergunta: será que o vinho que Jesus bebia era alcoólico?
Veremos que não

O vinho da ceia do senhor
O vinho alcoólico é o vinho fermentado, pois um vinho não fermentado corresponde a um simples suco de uva.

O vinho da ceia do senhor era o vinho da festa da páscoa (Lucas 22; 15-20), pois Jesus instituiu a ceia durante a refeição da páscoa. Importa lembrar que o vinho utilizado nessa comemoração judaica, não podia ter fermento, pois o fermento era proibido nessa festa religiosa. '' POR SETE DIAS NAO SE ACHE FERMENTO ALGUM EM VOSSAS CASAS..." (êxodo 12.19) 'nENHUMA COISA LEVEDADA COMEREIS...')(Êxodo 18.20
Jesus chamou o vinho da ceia de fruto da videira, isto é um suco de uva: 'Porque desde agora em diante não mais beberei do fruto da videira, até que venha o Reino de Deus" (Lucas 22.18).
Jesus disse que o vinho da páscoa era semelhante ao que seria bebido no reino, isto è, vinho novo: " Em verdade vos digo que não beberei mais do fruto da vide , até àquele dia em que o beber, novo , no reino de deus" ( Marcos 14.25)

Na época bíblica, as mulheres pisavam as uvas no lagar, e, então, se fazia um suco de uva, que era chamado de vinho. Quando era um suco de uva recente que ainda não estava fermentado era chamado de vinho novo. Quando o suco de uva era antigo, já tendo sido fermentado, era chamado de vinho velho.
Nosos nossos dias, o vinho e outras bebidas são submetidos a processos rápidos de alcoolização através de misturas. Se Jesus, então vivesse hoje, ele beberia essas misturas alcoólicas? A Bíblia nos responde a essa pergunta.
Quando Jesus estava na Cruz, deram-lhe vinho (suco de uva) misturado com mirra ( que e utilizado na fabricação de perfumes e ungüentos). O vinho ali misturado era não fermentado, pois se o fosse fermentado não haveria necessidade de misturá-lo com mirra. Aquela mistura era justamente para Jesus, de certa forma ser drogado,

claudio pimenta disse...

, não sentisse tanto as dores da cruz. A Bíblia diz que a mistura era uma espécie de vinagre (Lucas 23:36) diferente do nosso. No entanto, a Bíblia frisa que Jesus rejeitou aquela bebida (Marcos 15:23; Mateus 27:34), pois queria sofrer consciente na cruz.
Jesus na CEIA usou suco de uva (vinho novo), pois esse era o ideal para representar seu sangue derramado na cruz. O vinho novo era aquele feito de uvas recentemente pisadas, e o sangue de Jesus saiu em resultado direto recente das “pisadas” da cruz, daí a Bíblia dizer “...e pelas suas pisaduras fomos sarados.”(Isaias 53:5).
Alem disso, o fermento, na simbologia cerimonial bíblica, é a representação do pecado (Mateus 16;11,12: Marcos 8:15 e I Corintios 5:7-8), logo o vinho que representava o sangue do cordeiro era sem fermentação, pois Jesus disse na ceia que era sangue para remissão de pecados sobre o puro sangue de Jesus
.precioso sangue, como de um cordeiro sem defeito e sem mancha, o sangue de Cristo. ( I Pedro 1:19)

Judas Iscariotes que estava na ceia e tomou o vinho não fermentado, entendeu a sua mensagem, pois ao trair Jesus disse:

Pequei, traindo sangue inocente...(Mateus 27:4).

Sobre o assunto do vinho da ceia, se expressa o pastor batista Aníbal Pereira, ex-padre, portador de vários títulos universitário, membro da associação brasileira de cultura da união brasileira de escritores:
O vinho empregado era o palestiniano, mui diferente das misturas alcoolizadas de hoje. Aquela bebida judaica era ingerida em três partes de água e correspondia ao nosso simples suco de uva.(A missa, Dr Aníbal Pereira Reis, Edições Caminho de Damasco, 185, São Paulo, 1976).

A transformação da água em vinho nas bodas de cana

Vamos analisar em tópicos:

1) que tipo de vinho resultou da transformação?
Parece mais obvio que Jesus tenha transformado a água em suco de uva natural.

Vejamos a qualidade do vinho feito por Jesus:
E disse-lhe: Todo o homem põe primeiro o vinho bom e, quando já têm bebido bem, então o inferior; mas tu guardaste até agora o bom vinho. (João 2:10).

O vinho feito por Jesus era bom vinho. Naquele tempo , se colocava primeiro o bom vinho enquanto tinha muita gente na festa , depois o vinho inferior quando muitas das pessoas já tinham ido embora.

O vinho bom é o vinho não fermentado, pois este é doce, enquanto que o vinho fermentado, como bebida forte era amargo:

Com canções não beberão vinho; a bebida forte será amarga para os que a beberem. (Isaias 24:9)

Os judeus religiosos evitavam o vinho fermentado, tendo em vista a condenação feita a este tipo de vinho no Antigo Testamento. Quando havia um intervalo entre uma safra de uva e outra, esse intervalo durava um longo período, os judeus religiosos
evitavam o vinho fermentado, tendo em vista a condenação feita a este tipo de vinho no Antigo Testamento. Quando havia um intervalo entre uma safra de uva e outra, esse intervalo durava um longo período, os judeus religiosos tinham que escolher entre duas opções já que o vinho novo estava faltando: ou não tomar vinho ou procurar o vinho menos fermentado possível. Essas duas opções eram angustiantes, por isso o judeu se alegrava quando chegava a colheita, e as uvas iam para o lagar gerando o vinho novo:

Tirou-se, pois, o folguedo e a alegria do campo fértil e da terra de Moabe; porque fiz cessar o vinho nos lagares; já não pisarão uvas com júbilo; o júbilo não será júbilo. (Jeremias 48:33)

Portanto, o vinho resultante de colheita recente( vinho novo) é o vinho que alegra:

Faz crescer a erva para o gado, e a verdura para o serviço do homem, para fazer sair da terra o pão,
E o vinho que alegra o coração do homem, e o azeite que faz reluzir o seu rosto, e o pão que fortalece o coração do homem. (Salmo 104:14-15

O vinho novo era considerado uma benção:

Assim diz o Senhor: Como quando se acha mosto num cacho de uvas, dizem: Não o desperdices, pois há bênção nele, assim farei por amor de meus servos, que não os destrua a todos,( Isaias 65:8).

O vinho fermentado era maldito:

Tanto mais que, por ser dado ao vinho é desleal; homem soberbo que não permanecerá; que alarga como o inferno a sua alma; e é como a morte que não se farta, e ajunta a si todas as nações, e congrega a si todos os povos.
Ai daquele que dá de beber ao seu companheiro! Ai de ti, que adiciona à bebida o teu furor, e o embebedas para ver a sua nudez!
Serás farto de ignomínia em lugar de honra; bebe tu também, e sê como um incircunciso; o cálice da mão direita do Senhor voltará a ti, e ignomínia cairá sobre a tua glória. (Habacuque 2:5,15,16).

O texto acima diz que não se deve oferecer vinho que embriaga (fermentado) a ninguém. Se Jesus tivesse transformado água em vinho que embriaga, não teria desobedecido a Deus? Claro que sim, mas ele não o fez isso,antes , ele fez vinho abençoado, doce ou não fermentado, o que era, sem duvida, o melhor vinho.
Os judeus distinguiam claramente o vinho de gosto doce(não fermentado) que deveria ser tomado. Somente em períodos em que a nação se desviava de Deus é que eles tomavam os dois tipos de vinho indistitivamente, e mesmo assim eram reprovados pelos profetas:

Ai dos que se levantam pela manhã, e seguem a bebedice; e continuam até à noite, até que o vinho os esquente!
Ai dos que ao mal chamam bem, e ao bem mal; que fazem das trevas luz, e da luz trevas; e fazem do amargo doce, e do doce amargo!
Ai dos que são sábios a seus próprios olhos, e prudentes diante de si mesmos!
Ai dos que são poderosos para beber vinho, e homens de poder para misturar bebida forte; (Isaias 5:11,20,21,22).

Cleber disse...

Claudio,
pode me enviar o estudo sobre jóias...

Sobre a bebida alcolica não há um só texto na Bíblia que proíba beber moderamente. Condena-se a embriaguez.

Os textos que vc citou condenam a embriaguez e tbm a tentativa de embriagar um companheiro. Não estão falando sobre beber moderadamente.
Consulte outras traduções caso haja dúvida.

Sobre o vinho ser alcoólico ou não, entendo o q vc quer dizer.
Mas o fato é o vinho que os judeus consumiam embriagava.
Temos o exemplo de Noé bêbado já em Gênesis.

E temos a advertência clara:
Ef:5:18: E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda.
Se fosse proibido beber vinho não seria nem preciso advertir contra a embriaguez.

Pr Cleber

Cleber disse...

UM ADENDO:
Um texto muito usado pra condendar o jogo:
Is:55:2: Por que gastais o dinheiro naquilo que não é pão?

Sempre que queremos interpretar um texto é preciso ler o contexto.

O povo de Israel estava numa situação de exílio, fome e pobreza.
Por isso Deus pergunta:
Is:55:2: Por que gastais o dinheiro naquilo que não é pão? E o produto do vosso trabalho naquilo que não pode satisfazer? Ouvi-me atentamente, e comei o que é bom, e a vossa alma se deleite com a gordura.

Em seguida Deus mostra que se o povo O ouvir eles retornarão para Sião onde terão boa comida e uma nova vida. Inclusive fala que Deus fará uma nova aliança com eles (verso 3).

O penúltimo verso fala da saída da Babilônia:
Is:55:12: Porque com alegria saireis, e em paz sereis guiados; os montes e os outeiros romperão em cântico diante de vós, e todas as árvores do campo baterão palmas.

Ou seja, aplicar esse texto para dizer que alguém não pode "jogar" é uma forçassão enorme.

No máximo poderíamos dizer pelo texto que uma pessoa pobre não deve gastar seu dinheiro com coisas supérfluas.
Por exemplo: quantos homens pobres que tiram pão da família para ir beber, fumar, etc...
Mas isso é uma aplicação do texto, e não sua interpretação primária.

Pastor Valdiney disse...

Gostei muito dos artigos de cunho pentecostal, sou pentecostal, mas não vejo muita coisa inteligente no meio, particularmente creio na doutrina da Graça, gosto de profundeza na Palavra e vejo no meio pentecostal muita crendice popular a sem base bíblica, tenho me empenhado para ensinar na Igreja a Palavra de Deus e combater "crentices" infundadas.
Parabéns pelo conteúdo! Se não responde todas as questões com profundidade, ao menos instiga leitores a pesquisar e apronfundar-se na Palavra de Deus.

Cleber disse...

Rev Valdiney,
muito obrigado por sua participação!

Anônimo disse...

cleber passa o teu email pois nao localizei no blog


claudio pimenta

crsmedeiros@hotmail.com
www.exejegues.blogspot.com

Cleber disse...

Claudio,
meu email é:
cleber.sie@gmail.com