quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Arminianismo é Bíblico

Arminianismo na Bíblia
Arminianismo = Graça Livre / Calvinismo = Graça Decretada

Veja abaixo os 5 pontos de acordo com as Escrituras:

PONTO 1: Depravação Total do Homem
A Bíblia ensina que o homem é moralmente corrupto (Jer 17:9; Rom 3:10-18), morto em ofensas e pecados (Ef 2:1) e espiritualmente cego (1Cor 2:14), mas ela não ensina que o homem é incapaz de responder ao Evangelho quando o Espírito Santo chama.

O homem precisa da ação do Espírito Santo para entender o evangelho (obra de convencimento). O livre-arbítrio não é uma capacidade inata de escolher a salvação sem o Espírito Santo, mas é justamente a liberdade de responder ao chamado de Deus. Preferimos chamar de Arbítrio Liberto.

Várias passagens deixam claro que é Deus quem chama para a fé (Ef 1:19; Ef 2:8; Fp 1:29 Jo 6:65) e arrependimento (At 11:18; Rm 2:4; 2Co 7:10; 2Tm 2:25). Não é o homem que tem a iniciativa de buscar Deus.

O Espírito Santo chama a todos (embora nem todos respondam positivamente).
Jo:16:8: E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça e do juízo.
Jo:1:9: Ali estava a luz verdadeira, que ilumina a todo o homem que vem ao mundo.
Jo:12:32: E eu, quando for levantado da terra, todos atrairei a mim.
1Cor:12:3: Ninguém pode dizer que Jesus é o SENHOR, senão pelo Espírito Santo.
Ti:2:11: Porque a graça de Deus se há manifestado, trazendo salvação a todos os homens.
=Está provado na Bíblia que o homem é depravado e pode ser iluminado pelo Espírito Santo.



PONTO 2: Graça Resistível ou Graça Irresistível?
A Bíblia afirma claramente que Deus estendeu Sua graça para todos os homens, mas ela foi rejeitada por muitos deles. Nos casos abaixo não foi apenas uma resistência temporária e sim definitiva.

Caim: Gn:4:6-7: E o SENHOR disse a Caim: Por que te iraste? E por que descaiu o teu semblante? Se bem fizeres, não é certo que serás aceito? E se não fizeres bem, o pecado jaz à porta, e sobre ti será o seu desejo, mas sobre ele deves dominar.

O mundo antes do dilúvio: Gn:6:3: Então disse o SENHOR: Não contenderá o meu Espírito para sempre com o homem; porque ele também é carne; porém os seus dias serão cento e vinte anos.

O velho Israel: Rom:10:21: Mas para Israel diz: Todo o dia estendi as minhas mãos a um povo rebelde e contradizente.

Judeus na época de Cristo: Jo:5:39: Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam; e não quereis vir a mim para terdes vida.

Judeus na época de Paulo: At:13:46: Mas Paulo e Barnabé, usando de ousadia, disseram: Era mister que a vós se vos pregasse primeiro a palavra de Deus; mas, visto que a rejeitais, e não vos julgais dignos da vida eterna, eis que nos voltamos para os gentios;

Fil:1:28: E em nada vos espanteis dos que resistem.
2Tm:3:8: Estes resistem à verdade, sendo homens corruptos de entendimento e réprobos quanto à fé.


Se as pessoas não pudessem resistir à graça de Deus então todas as pessoas seriam salvas, pois o Espírito Santo trabalha em TODOS para convencer do pecado.

A Bíblia também deixa claro que o homem pode aceitar ou rejeitar esse chamado divino (tem livre-abítrio):
Isaías 55:7: Deixe o ímpio o seu caminho, e o homem maligno os seus pensamentos; volte-se ao Senhor, que se compadecerá dele; e para o nosso Deus, porque é generoso em perdoar.
Isaías 1:18-19: Vinde, pois, e arrazoemos, diz o Senhor; ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a lã. Se quiserdes e me ouvirdes, comereis o melhor desta terra.
Dt:30:19: Os céus e a terra tomo hoje por testemunhas contra vós, de que te tenho proposto a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe pois a vida, para que vivas

[É fato que os judeus escolheram a morte, mas tinham livre-arbítrio]
Mt:23:37: Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas, e apedrejas os que te são enviados! quantas vezes quis eu ajuntar os teus filhos, como a galinha ajunta os seus pintos debaixo das asas, e tu não quiseste!
At:13:46: Mas Paulo e Barnabé, usando de ousadia, disseram: Era mister que a vós se vos pregasse primeiro a palavra de Deus; mas, visto que a rejeitais, e não vos julgais dignos da vida eterna, eis que nos voltamos para os gentios;
At 3:19: Arrependei-vos, pois, e convertei-vos para serem cancelados os vossos pecados.
Rm 10:9-10: Se, com a tua boca, confessares Jesus como Senhor e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. Porque com o coração se crê para justiça e com a boca se confessa a respeito da salvação.
Ap 22:17: Aquele que tem sede venha, e quem quiser receba de graça a água da vida.

= Está provado na Bíblia que a graça é resistível.


PONTO 3: Expiação Ilimitada ou Expiação Limitada?
Jo:3:16: Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
Jo:3:17: Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele.


Jesus morreu por todos e não apenas pelos eleitos.
1João 2:2 Ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos pecados de todo o mundo.

Jesus providenciou propiciação para todos os homens (1 João 2:2)
Deus providenciou reconciliação para todos os homens (2 Cor 5:19)
Deus deseja que todos os homens sejam salvos (2 Pe 3:9)
Deus deu ordens que o Evangelho seja pregado para toda pessoa (Mc 16:15)
Jesus é o preço de redenção por todos os homens (1 Tim 2:6)
Jesus provou a morte por todos os homens (Heb 2:9)
Jesus comprou até falsos mestres não salvos (2 Pe 2:1)
A iniquidade de todos os homens foi colocada sobre Jesus (Is. 53:6).
= Está provado na Bíblia que a expiação é ilimitada (para todos).


PONTO 4: Eleição Condicional ou Eleição Incondicional?
1Tm:2:4: Deus quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade.

Deus quer que todos sejam salvos então não faz sentido Deus eleger arbitrariamente alguns e decretar a salvação apenas desses "eleitos". Veja que aqui estamos falando de eleição para a salvação e não eleição para um ministério (chamado para serviço).

Temos Duas Visões sobre a Eleição no Arminianismo:
1 - Eleição Individual - Deus escolheu indivíduos baseado na presciência, ou seja, ele sabia de antemão quem iria crer em Jesus.
1Pedro:1:2: Eleitos segundo a presciência de Deus Pai, em santificação do Espírito, para a obediência e aspersão do sangue de Jesus Cristo.
Rom:8:29: Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho.


2 - Eleição Coletiva - Deus escolheu ter um povo baseado num meio de salvação: a fé em Cristo. Sempre que o NT fala de eleição ele usa o plural: eleitos, escolhidos, predestinados.
Ef 1:4 Porque Deus nos escolheu nele (Cristo) antes da criação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis em sua presença.
Jo:3:16: Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

2Ti 2:10 Por isso, tudo suporto por causa dos eleitos, para que também eles alcancem a salvação que está em Cristo Jesus, com glória eterna.

No calvinismo, sendo a eleição um decreto divino totalmente arbitrário, Deus garante a salvação daqueles que escolheu. Mas vemos na Bíblia que é possível uma pessoa que Deus quis salvar deixar de ser salva se aqueles que já são salvos forem omissos em pregar a Palavra:
Ezequiel:3:18: Quando eu disser ao ímpio: Certamente morrerás; e tu não o avisares, nem falares para avisar o ímpio acerca do seu mau caminho, para salvar a sua vida, aquele ímpio morrerá na sua iniqüidade, mas o seu sangue, da tua mão o requererei.
Mt:23:37: Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas, e apedrejas os que te são enviados! quantas vezes quis eu ajuntar os teus filhos, como a galinha ajunta os seus pintos debaixo das asas, e tu não quiseste!
Gn:6:3: Então disse o SENHOR: Não contenderá o meu Espírito para sempre com o homem; porque ele também é carne; porém os seus dias serão cento e vinte anos.
= Está provado na Bíblia que a eleição é condicional (não é arbitrária).


PONTO 5: Decair da Graça ou Perseverança do Crente?
Os calvinistas costumam dizer que você não perde salvação porque você não fez nada para alcançá-la. Isso é apenas uma frase de efeito. Como vimos acima nós respondemos ao chamado de Deus, aceitando ou resistindo à graça. E é possível alguém rejeitar a fé mesmo depois de tê-la abraçado.

1Tm:1:19-20: Conservando a fé, e a boa consciência, a qual alguns, rejeitando, fizeram naufrágio na fé. E entre esses foram Himeneu e Alexandre, os quais entreguei a Satanás, para que aprendam a não blasfemar.
1Tm:5:15: Porque já algumas se desviaram, indo após Satanás.

Gal 1:6 Admiro-me de que vocês estejam abandonando tão rapidamente aquele que os chamou pela graça de Cristo, para seguirem outro evangelho.

Quem se desvia fica num estado pior que antes de se converter:
2Pd:2:20: Porquanto se, depois de terem escapado das corrupções do mundo, pelo conhecimento do Senhor e Salvador Jesus Cristo, forem outra vez envolvidos nelas e vencidos, tornou-se-lhes o último estado pior do que o primeiro.

Demas era cooperador de Paulo e se desviou completamente:
Col:4:14: Saúda-vos Lucas, o médico amado, e DEMAS.
Fil:1:24: Marcos, Aristarco, DEMAS e Lucas, meus cooperadores.
2Tm:4:10: Porque DEMAS me desamparou, amando o presente século, e foi para Tessalônica.


A Bíblia mostra que é possível não perseverar até o fim:
Ap:2:10: Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida.
Heb:10:38: Mas o justo viverá da fé; E, SE ELE RECUAR, a minha alma não tem prazer nele.
Col:1:23: SE PERMANECERDES fundados e firmes na fé, e não vos moverdes da esperança do evangelho que tendes ouvido, o qual foi pregado a toda criatura que há debaixo do céu, e do qual eu, Paulo, estou feito ministro.
Heb:3:12: Vede, irmãos, que nunca haja em qualquer de vós um coração mau e infiel, para SE APARTAR do Deus vivo.


Quando falamos em perda de salvação não cremos que qualquer pecado faz a pessoa perder a salvação, nem que a pessoa que ficou um tempo “desanimada espiritualmente” perdeu a salvação... Isso só acontece quando a pessoa descrê totalmente (ou seja, voltar a viver em pecado como se Deus não existisse, rejeita completamente a graça de Deus em sua vida – perde a fé).
= Está provado na Bíblia que o crente pode perder a salvação.

Ap:3:5: O que vencer será vestido de vestes brancas, e de maneira nenhuma riscarei o seu nome do livro da vida; e confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos seus anjos.

Veja ainda um quadro comparativo clicando aqui.

11 comentários:

Vitor Hugo da Silva - Joinville, SC disse...

Concordo com seu artigo. Na verdade horas a bíblia é arminiana, horas é calvinista, o que realmente importa é que sejamos cristãos. Não importando se calvinista ou arminiano.

O que me chamou atenção em seu artigo, fora a respeito da graça irressitível. Creio que há um au entendido, pois a graça pode ser resistível, e os calvinistas acreditam que podemos resistir ao Espírito Santo. Sugiro a você a leitura do artigo "Graça irressitível" do pastor John Piper, no site monergismo.

Abraços!

Anônimo disse...

Concordo com o Victor Hugo e por isto, é dificil assumirmos uma posição plenamente calvinista ou plenamente arminiana.
Ninguêm sabe o ponto onde a graça resistível torna-se graça irresistível.
Jesus morreu apenas pelos eleitos ou por todos? Efetivamente só pelos eleitos. O seu amor é para todos.
Creio que a base da predestinação é a pré-conhecimento de Deus, posição não apoiada pelo calvinismo.
Quanto a perda da salvação, creio na graça que vencerá no final (mas não posso negar passagens bíblicas que fundamentam o ponto de vista arminiano)
E temos o livre-arbítrio, pois o convite de Jesus é "SE você quer, siga me!" Mas até que ponto temos capacidade de decidir pelo evangelho... voltamos a questão da graça resistível/irresistível.

Um grande abraço,
Matias

Cleber disse...

Vitor,
meu conterrâneo, não consigo crer que a Biblia oras seja arminiana e horas calvinista porque isso seria uma contradição.

Creio que há algumas passagens que são meio dúbias, e pela engenhosidade de algumas pessoas, acabaram sendo usadas para formular o calvinismo.
Mas acho improvável que alguém conclua as coisas que diz o calvinismo apenas lendo a Bíblia livremente.

Quem lê a Bíblia livremente se alinha automaticamente ao arminianismo.
Só depois de ler muitos artigos de teólogos reformados é que as algumas pessoas migram para o calvinismo.

Mas concordo com vc: Cristo está acima dessas diferenças.
Meu blog visa mostrar que os arminianos tem sua fé baseada na Bíblia.

A maioria dos arminianos evitam o tema porque não querem causar divisão no Corpo.
Mas pensar diferente não tem nada haver com causar divisão.
As diferenças já existem.

O problema é quando um dos lados rejeita o outro como irmãos na fé.
Não foram poucas as vezes que ouvi arminianos clamando pela minha alma....hehehehe

Sobre a graça irresistível (ou invencível como preferem chamar atualmente) eu sei que o conceito calvinista admite uma resistência temporária.
Mas minha discordância é justamente quando à idéia de que a graça vai acabar vencendo na vida da pessoa.
Se fosse assim todos seriam salvos, pois Deus quer salvar a todos!

Cleber.

Cleber disse...

Ninguêm sabe o ponto onde a graça resistível torna-se graça irresistível.

Matias,
aí está a questão: o arminiano crê que ela nunca se torna irresistível.

Aliás, dos pontos que vc citou vc discordou do arminianismo apenas nesse ponto, mas admitiu que a Bíblia possui textos falando que é possível resistir.

Já diminuiu daqueles 3.5 pontos....ehehehe

Cleber.

Anônimo disse...

Cleber,

estou sendo quase convencido....(he he he)

Abraço,
Matias

Anônimo disse...

Pr Cleber Cabral Siedschlag, saúde.


Venho corroborar o seu artigo e também e explicitar minha satisfação em conhecer um competente comentarista de teologia, em particular, de Teologia Arminiana.
Concordo com sua seguinte assertiva em relação ao livre arbítrio: “O livre-arbítrio não é uma capacidade inata de escolher a salvação sem o Espírito Santo, mas é justamente a liberdade de responder ao chamado de Deus.”
Realmente é assim que crêem os arminianos. Muito diferente do que vem sendo exposto na maioria de sites e comentários teológicos. Pela falta de conhecimento do que realmente professa a teologia arminiana clássica, os arminianos são acusados de, por defenderem a existência do livre arbítrio, defenderem também a idéia que podemos escolher a salvação sem a ação anterior do Espírito Santo, coisa que no arminianismo clássico nunca foi admitida. Você com esta postagem ajuda a desqualificar com propriedade este falso ensino.

Quero-te parabenizar, por expor a Teologia Arminiana com propriedade e clareza.

Lailson Castanha

Cleber disse...

Lailson,
meu brother!

Obrigado pela visita e pelas palavras de incentivo.

Tbm já fucei teu BLOG e achei muito consistente!

Um abraço!
Pr Cleber

Cleber disse...

Eduardo,
obrigado pela visita!

Que o Senhor te abençoe!

Volte sempre!

Cleber.

Evangelização: "O Ide de Jesus" disse...

Pr. Cleber, a paz do Senhor

Gostei do seu blog e a temática do mesmo;
Pois Eu não Creio que exista em Deus uma acepção de pessoas, isto é: "uns já nace para a salvação e outras já são predestinada à condenação.
Sendo assim, onde fica o sentido literal da "GRAÇA DIVINA?"
OU SEJA. NÃO POR MÉRITO HUMANO.
Deus te abençõe ricamente.

Laerço dos Santos.

Elton Morais disse...

Saudações Cristãs,

Parabéns pelo blog e pelo texto, você soube expor claramente os pontos do arminianismo.

Na minha opinião, o grande problema da Soteriologia sãos os extremos.

Já estou seguindo o teu blog, se puder passa lá no meu (http://elton-morais.blogspot.com) e se quiser podemos fazer parceria (troca de banners e links).

Em Cristo,
Elton Morais

Anônimo disse...

Uma coisa: acaso alguém creia que somente uma graça irresistível é que converte a pessoa, Sodoma e Gomorra são prova clara do contrário.